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domingo, 1 de janeiro de 2012

Sinopse Águia de Ouro 2012

Enredo: "Tropicália da Paz e do Amor! O Movimento que não Acabou!".

A TROPICÁLIA OU MOVIMENTO TROPICALISTA FOI UM MOVIMENTO CULTURAL QUE SURGIU SOB A INFLUÊNCIA DE DIVERSAS CORRENTES ARTÍSTICAS DE VANGUARDA E DA CULTURA POP NACIONAL E INTERNACIONAL.
NESTE CARNAVAL, A ÁGUIA DE OURO E A TROPICÁLIA IRRADIAM JUNTAS SUAS MAGIAS.
 
A TROPICÁLIA QUE SURGIU DE UM PAÍS DE NATUREZA LINDA, DE BELEZAS INFINITAS, DO SINCRETISMO RELIGIOSO E DE UMA GRANDE MISCIGENAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO E DO POVO TUPINIQUIN, TUPINAMBÁS, BUMBAIE-IÊ, BATMACUMBA, BOSSA NOVA OU ROCK AND ROLL, IRACEMA E ATÉ CANIBAIS.
A TROPICÁLIA SOBREVIVEU E FEZ DO MOVIMENTO UM INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS MASSAS CONTRA A DITADURA. A PAZ E O AMOR PREVALECEU.
O BRASIL DOS GRANDES FESTIVAIS MÚSICA POPULAR BRASLEIRA, MULTITROPICALISMO EM TERRAS TROPICAIS, EM GELÉIA GERAL, BRASIL TROPICAL E OUTROS PARANGOLÉS... COMO DIZIA O POETA NO SEU CORDEL IMAGINÁRIO, TROPICALISMO A ALEGORIA É A PROVA DOS NOVE... UM POETA DESFOLHA A BANDEIRA... PINDORAMA, PAÍS DO FUTURO: SAMBA... CARNAVAL... ÁGUIA DE OURO FORMANDO A GRANDE GELÉIA GERAL BRASILEIRA.
NA DESPEDIDA, ESPAÇONAVES GUERRILHAS, A TROPICÁLIA DA PAZ E DO AMOR! O MOVIMENTO QUE NÃO ACABOU E TROUXE PARA OUTROS CARNAVAIS AS INFLUÊNCIAS POÉTICAS E RITMICAS DE UM NOVO POVO E UMA NOVA TROPICÁLIA. VIVA A TROPICÁLIA!

DESENVOLVIMENTO


1º SETOR - PAÍS TROPICAL
O PAÍS TROPICAL, DE ARARAS E BANANAS NÃO SE CURVA DIANTE DA INFLUÊNCIA CULTURAL DE OUTRAS NAÇÕES E, COM SEU PODER DE CRIAÇÃO E INSPIRAÇÃO, REAGE AO QUE LHE É IMPOSTO. NESTE CARRO, A VISÃO CARNAVALESCA DOS MOMENTOS QUE MARCARAM UM PERÍODO IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO BRASIL É MARCADA POR ÍCONES DA NATUREZA EXUBERANTE DO PAÍS TROPICAL, DO SICRETISMO RELIGIOSO, RITMOS E QUE FIZERAM PARTE DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE UM MOVIMENTO CHAMADO TROPICÁLIA.

2º SETOR - ANTROPOFAGIA E TROPICÁLIA: DEVOÇÃO OU DEVORAÇÃO
A ANTROPOFAGIA OSWALDIANA É O PENSAMENTO DA DEVORAÇÃO CRÍTICA DO LEGADO CULTURAL UNIVERSAL. ELABORADO NÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA SUBMISSA E RECONCILIADORA DO BOM-SELVAGEM, MAS SEGUNDO O PONTO DE VISTA DESABUSADO DO MAU-SELVAGEM, DEVORADOR DE BRANCOS.
A TROPICÁLIA COMO ESTÉTICA REAFIRMA A FORÇA DA MÚSICA POPULAR COMO LUGAR DE AFIRMAÇÃO DO OUTRO, OU SUA DEVORAÇÃO, CALDEIRÃO MULTI-CULTURAL QUE BUSCAVA ATRAVÉS DA ALEGORIA DAS "IMAGENS PRIMITIVAS DO BRASIL", INSERÍ-LO NO COSMOPOLITISMO DO POBRE. A ALEGORIA COMO CAMINHO NECESSÁRIO PARA TRANSFORMAR A ALEGRIA, O LUTO EM LUTA, NEGANDO A BUSCA DA NACIONALIDADE COMO VALOR ESSENCIALISTA, SUBSTANTIVO, E A ARTE TROPICALISTA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS MASSAS, COLOCANDO A PAZ E O AMOR NA GUERRA CONTRA A DITADURA MILITAR. DEVORAÇÃO ANTROPOFÁGICA. DITADURA CRIADA PARA IMPEDIR ESTE PAÍS DE COPULAR A SUA REALIDADE E INVERTER NOSSA HISTÓRIA.

3º SETOR - TROPICÁLIA: OS GRANDES FESTIVAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
NA DÉCADA DE 1960, O BRASIL VIVIA UMA GRANDE EFERVESCÊNCIA CULTURAL DA QUAL UMA DAS PONTAS DE LANÇA ERA A MÚSICA. FOI NESSE PERÍODO DE OTIMISMO QUE FORAM CRIADOS OS FESTIVAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
ALGUNS FESTIVAIS FORAM MARCANTES, COMO O FESTIVAL DE 1967 QUE OUSOU DESAFINAR "O BOM TOM" DA MÚSICA BRASILEIRA, PREDOMINANTE NA ÉPOCA. COM INSTRUMENTOS ACÚSTICOS E LETRAS ENGAJADAS. GIL APRESENTOU "QUESTÃO DE ORDEM" AO LADO DOS BEAT BOYS COM SEU VISUAL BLACK POWER E GUITARRAS ELÉTRICAS. CAETANO TROUXE "É PROIBIDO PROIBIR" JUNTO COM OS MUTANTES. 
EM 1968, TOM ZÉ DEFENDEU "SÃO PAULO MEU AMOR". OS MUTANTES CONCORRERAM COM "2001" DE TOM ZÉ E RITA LEE. MAS, NAQUELE ANO, A GRANDE REVELAÇÃO DO FESTIVAL FOI GAL COSTA QUE DEFENDEU COM MAESTRIA "DIVINO MARAVILHOSO".
POR MEIO DOS FESTIVAIS, A TROPICÁLIA GANHOU UMA GRANDE FORÇA NO CENÁRIO DA MÚSICA BRASILEIRA E FEZ COM QUE SEUS MEMBROS TAMBÉM ALCANÇASSEM VISIBILIDADE.
4º SETOR - MULTITROPICALISMO
RESULTADO DA CONEXÃO DE JOVENS ARTISTAS DA BAHIA, FONTE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, COM INTELECTUAIS DE SÃO PAULO, O TROPICALISMO ALCANÇOU AS IMAGENS DO CINEMA, DA TELEVISÃO, NAS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS, NAS PERFORMANCES DOS ARTISTAS DE RUA E NO TEATRO. O TROPICALISMO DE CAETANO VELOSO ENCONTRA O CINEMA MODERNO E APONTA "TERRA EM TRANSE" COMO UMA DAS OBRAS NA ORIGEM MÍTICA DA TROPICÁLIA. HÉLIO OITICICA DIALÓGA NAS ARTES PLÁSTICAS COM AS INFLUÊNCIAS DA TROPICÁLIA. 
É ESSA RELAÇÃO ENTRE PROCEDIMENTOS DE LINGUAGEM QUE PODE CONSTRUIR UM FIO CONDUTOR CAPAZ DE APROXIMAR DE FORMA PRODUTIVA, TROPICALISTA A CHANCHADA, CINEMA NOVO, CINEMA MARGINAL, TELEVISÃO, O TEATRO, ARTES PLÁSTICAS... CRIANDO UM MULTITROPICALISMO PLURAL REIVINDICADO EM OBRAS COMO A PEÇA "O REI DA VELA", OS FILMES O "BANDIDO DA LUZ VERMELHA" DE ROGÉRIO SGANZERLA; "MACUNAÍNA" DE WALTER LIMA, ENTRE OUTROS.
ESTE IMPULSO KITCH QUE LEVOU O TROPICALISMO MUSICAL A SE APROXIMAR DA POESIA CONCRETA, DO TEATRO OFICINA, DA LITERATURA MODERNA E DO CINEMA, FIRMANDO A TROPICÁLIA NO MOVIMENTO TROPICALISTA QUE EFERVESCEU NO PAÍS DA DÉCADA DE 1960.
5º SETOR - NAVE LOUCA "A DESPEDIDA"
TROPICÁLIA O MOVIMENTO NÃO ACABOU. SURGE A NOVA TROPICÁLIA
SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS DOS PUNHOS FORTES DA DITADURA, OS MENTORES DO TROPICALISMO DEIXAM O PAÍS NUMA NAVE SURREAL QUE DENOMINAMOS POETICAMENTE DE "NAVE LOUCA" CARREGADA DE EMOÇÃO. COM ELA VÃO-SE AS ESPERANÇAS DE DESENVOLVIMENTO DE UM MOVIMENTO CULTURAL VANGUARDISTA. PORÉM, SUA PARTIDA SERVE APENAS PARA QUE OS NOVOS FRUTOS DA TROPICÁLIA GANHEM FORÇA E ULTRAPASSEM AS BARREIRAS IMPOSTAS PELA REPRESSÃO.
SALVE A TROPICÁLIA E OUTROS PARANGOLÉS!
TROPICÁLIA, UMA REVOLUÇÃO NA CULTURA BRASILEIRA. O MOVIMENTO QUE NÃO TERMINOU!

Claudio Cavavalcante (Cebola) - Carnavalesco