Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Nova princesa na Corte do Carnaval Carioca

A Riotur apresenta, hoje, a nova princesa do Carnaval 2011. A estudante de Engenharia, Suzan Gonçalves, de 24 anos, a quinta colocada no Concurso Rainha do Carnaval, assume o posto de 2ª princesa, antes ocupado por Talita Del Castilhos, que ganha agora o cargo de 1ª Princesa do Carnaval Carioca.

- Fazer parte da Corte do Carnaval carioca não é para qualquer um. Além de uma agenda repleta de eventos a cumprir, o cargo exige muita disposição, preparo físico e dedicação. Os verdadeiros soberanos são aqueles que vão até o final - explica o Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Fonte: Carnavalesco

Danielle Hypólito cai no samba na quadra da Mocidade

A ginasta Danielle Hypólito esteve na quadra da Mocidade na noite do último sábado, 15. Danielle foi curtir o ensaio e sambou a noite toda e até se arriscou tocando chocalho na bateria de mestre Bereco. A atleta não parou um minuto, caindo no samba com o carnavalesco Cid Carvalho e com a rainha da bateria da verde e branco Andréa de Andrade.

Fonte: Odianafolia

Tecnologia 3D desenha o Carnaval da Portela

Espécie de prancheta digital com caneta especial, que foi importada do Canadá e custa R$ 35 mil, está sendo usada por carnavalesco para criar o desfile de 2011.

Avaliado em R$ 35 mil, o computador onde Szaniecki desenha fantasias e adereços foi comprado no Canadá e funciona como uma prancheta, que permite projetar em três dimensões na própria tela, utilizando uma caneta especial. Em média, cada roupa chega a ter 140 mil elementos.

Os carros alegóricos também são elaborados com a mesma tecnologia por um assistente. Até mesmo a bitola de cada ferro a ser utilizado na alegoria vem detalhada no projeto para os ferreiros.

Fonte: Odianafolia

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ameaçada de perder posto de rainha, Galisteu participa de ensaio com a Tijuca

A apresentadora Adriane Galisteu chegou no Sambódromo, na noite desta quinta-feira, usando um vestido preto com detalhes dourados na gola para participar do ensaio da Unidos da Tijuca, a atual campeã do carnaval. Perguntada sobre a ausência nos eventos da escola, ela respondeu com segurança: - Claro que com o Vittorio (seu filho) em casa está mais complicado de comparecer, sem contar que estou em cartaz com uma peça em São Paulo.

Ela disse ainda que não sabe se vai sair da Unidos da Tijuca após o Carnaval 2011. - Eu sei que existem pessoas que procuram a escola para ser rainha de bateria, eu também já fiz isso, afinal estou no samba há 15 anos. Eu não quero parar, mas vamos esperar o bicampeonato para ver o que acontece.

Fonte: Carnavalesco/Odianafolia

Globeleza começa no domingo

A partir deste domingo, a mulata Globeleza Aline Prado chegará na tela da Rede Globo para marcar o início do carnaval. O sol, a cultura indígena e o verão foram os temas que inspiraram a concepção da vinheta deste ano. 

O vídeo traz a mulata sambando enquanto figuras geométricas acompanham sua silhueta. Pelo segundo ano, o sambista Diogo Nogueira é o puxador do tradicional samba: "Lá vou eu, lá vou eu...".

Fonte: Carnavalesco

Clóvis Pê exalta organização do carnaval paulista

Há quase dez anos participando do carnaval paulistano, três deles no microfone oficial da Mocidade Alegre, o intérprete Clóvis Pê falou sobre as principais diferenças entre a folia carioca e a paulista. O ex-intérprete da Caprichosos, Lins Imperial, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Jacarezinho exaltou a capacidade de organização dos desfiles na Terra da Garoa.

- Lá em São Paulo, eles se preocupam com alguns detalhes que nós deixamos passar. No que diz respeito a algumas coisas sobre organização eles nos superam. O Rio é o berço do samba e eles tem essa necessidade de nos igualar - disse Clóvis.

- A passagem de som é um exemplo. Lá, se passa o som na semana do desfile. Aqui, é na hora. Eu e o Bruno Ribas já sugerimos à Liesa que algo seja feito, mas até agora não adiantou.

Segundo Clóvis, tal procedimento evitaria o desperdício de tempo no início do desfile, além de prevenir possíveis falhas no som ao longo do desfile. Além dele na Mocidade Alegre, atualmente o Rio de Janeiro conta com mais dois intérpretes nas escolas do Grupo Especial paulista: Zé Paulo na X-9 Paulistana e Quinho na Vila Maria.

Fonte: Carnavalesco

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ellen Rocche é a nova rainha da Porto da Pedra

A atriz Ellen Rocche é a nova rainha da bateria da Porto da Pedra. Os contatos da escola com a atriz foram iniciados em dezembro de 2010. Segundo a direção da escola, o nome de Ellen foi o primeiro pensado pela Porto da Pedra para o cargo.

A coroação da nova rainha será  no Espaço Cultural Porto da Pedra, em data a ser divulgada pela escola.

Fonte: Carnavalesco

"Pluft, o Fantasminha" é a fantasia da bateria da Porto da Pedra

Os ritmistas da Porto da Pedra representarão "Pluft, o Fantasminha" no desfile oficial. O personagem da peça teatral infantil, que tem medo de gente, faz parte das homenagens que a escola de São Gonçalo fará à autora Maria Clara Machado no enredo "O Sonho Sempre Vem pra Quem Sonhar...", assinado pelo carnavalesco Paulo Menezes.

Sobre a nova rainha de bateria, a escola pode anunciar o nome da beldade até alguns dias antes do ensaio técnico que fará na Sapucaí. A vermelha-e-branca estaria em contato com algumas mulheres que levariam mais mídia para a agremiação.

Fonte: Carnavalesco

Mestre-sala da Estácio fala da responsabilidade de ser neto de Bicho Novo

Marcio de Souza, 25 anos, o Marcinho, primeiro mestre sala da Estácio de Sá busca inspiração no seu avô, o lendário Bicho Novo, pioneiro na arte da dança no Carnaval carioca. Para realizar a melhor apresentação de sua vida, na Marquês de Sapucaí em 2011, Marcinho e sua porta bandeira Alcione,  juntos há dois anos, virão com uma fantasia belíssima representando os ranchos carnavalescos da década de 1920, época em que seu avô começou a desfilar pela Deixa Falar.

- Com muito treino pretendemos chegar ao nosso máximo, são treinos exaustivos mais que trarão resultados. O carnavalesco da escola, Junior Scapin é bailarino clássico e está nos auxiliando na nossa coreografia que será romântica e clássica, que têm haver com o nosso enredo Rosas, e com o nosso estilo - disse o mestre-sala.

Sobre a fantasia, Marcinho foi enfático - A fantasia está belíssima, a mais bela que já tivemos, um trabalho primoroso do carnavalesco Marcus Ferreira. Vamos fazer por onde mantermos nossas boas notas e premiações.

Quem foi Bicho Novo

Bicho Novo, cujo nome de batismo era Acelino dos Santos, participou da fundação da Deixa Falar e também da Escola de Samba Unidos de São Carlos. Além disso, foi um dos pioneiros da arte da dança do mestre-sala com a porta-bandeira, ainda na época dos Ranchos.  Bicho Novo sempre desfilou na Estácio.

Fonte: Carnavalesco

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tijuca vai tirar a coroa de Adriane Galisteu

A Unidos da Tijuca não terá a apresentadora Adriane Galisteu como rainha de bateria em 2012. A ausência da beldade nos ensaios da agremiação aos sábados foi o principal motivo para a decisão dos membros da diretoria. Entre os nomes mais cotados para substituí-la estão o da também apresentadora Luciana Gimenez e o da atriz Cleo Pires, ambas já sondadas pela Tijuca.

Por meio da assessoria de imprensa, Galisteu afirmou que ainda não foi comunicada da sua saída no Carnaval de 2012. Recentemente, ela e o presidente Fernando Horta estiveram reunidos num restaurante em São Paulo, onde definiram datas em que ela estaria à disposição da Tijuca.

Fonte: Odianafolia

Viradouro realizou primeiro ensaio técnico na Amaral Peixoto

A agremiação, que estará na Marquês de Sapucaí no próximo sábado, dia 15, às 20h, levou boa parte de seus componentes para a avenida.

- Vamos mostrar que nossa escola é de Grupo Especial, não é de Grupo de Acesso - disse o presidente Gusttavo Clarão.

Na frente da bateria, as rainhas Dany Bananinha e Patrícia Costa mostraram união e entrosamento, dando um show à parte. A bateria, sob o comando de Mestre Pablo, também fez seu espetáculo.

A escola voltará à Avenida Amaral Peixoto no domingo, 23 de janeiro, com concentração a partir das 18h, em frente à Câmara dos Vereadores.

Fonte: Carnavalesco

sábado, 8 de janeiro de 2011

Porto da Pedra volta para casa cheia de energia

A Unidos do Porto da Pedra voltou para a sua quadra de origem em grande estilo na noite desta sexta-feira. Após seis anos afastado do bairro que dá nome à agremiação, uma grande festa marcou a noite de retorno do Tigre. A Vermelho e Branco não abandonará a quadra do Vila Lage, onde vinha ensaiando desde meados de 2005. Os ensaios de quadra, realizados às quartas-feiras, continuarão no local. Somente os sambões de sexta-feira serão no bairro do Porto da Pedra, sempre com uma atração especial. A desta semana foi o grupo de pagode Sambaí, que abriu o evento.

Na próxima sexta-feira, o Porto da Pedra volta a ensaiar no local e o show de abertura será do cantor Dudu Nobre.

Fonte: Carnavalesco

Mestre Paulinho desfilará como convidado de honra da bateria do Salgueiro

Convidado, pelo Mestre Marcão, em respeito à sua figura representativa no Carnaval carioca, Mestre Paulinho vai desfilar à frente da Bateria Furiosa.

A iniciativa de Marcão foi prontamente aceita pela presidente do Salgueiro Regina Celi e pelos ritmistas. Frequentador dos ensaios há anos e admirador da agremiação, Paulinho já está entrosado com os componentes.

O responsável pela Furiosa continua sendo unicamente Mestre Marcão, que tem como diretores Perereca, Clair, Roger, Marcos de Moraes, Uchôa, Orelha, Gustavo, Guilherme, Lôlo, Titinho, Tarcísio, Vivian Parrilha, Joana Pimentel, Tuninho e Kléber.

Fonte: Carnavalesco

Coreógrafo da Portela assina também com a Caprichosos

Marcio Moura, coreógrafo da comissão de frente da Portela, também será o responsável pelo trabalho da Caprichosos de Pilares, que desfila pelo Grupo de Acesso A, no sábado carnaval. Ele só aceitou o cargo, porque já está com tudo adiantado na Portela.

- Aceitei porque estou bem adiantado na coreografia da Portela, além disso, o Amaury Santos (carnavalesco da Caprichosos) é muito meu amigo. O estilo do meu trabalho é ter pessoas de dança.

- O que posso prometer é uma coreografia com técnica intensa, que é o meu estilo, além do humor e fazer o povo pensar um pouco sobre os problemas do subúrbio e da socidade - explicou o coreógrafo.

Fonte: Carnavalesco

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ciça quer mais união entre os atuais mestres de bateria

Um dos grandes nomes do carnaval atual, Mestre Ciça, atualmente na Grande Rio, mandou um recado aos novos mestres de bateria.
Ciça queixou-se da falta de união dos atuais comandantes das baterias cariocas e da ausência de alguns diretores, como Odilon e Paulinho no Carnaval 2011.

Com mais de 20 anos como mestre de bateria, Ciça comparou a época atual com a era em que começou a comandar baterias:

- Nós, mestres de bateria, éramos mais unidos. Tem uma rapaziada nova chegando aí, que se acham bambambans do Carnaval. Tem que ter humildade não é assim não! Já vi muito mestre de bateria bom sumir por aí.

Ciça citou os casos de Paulão, Odilon e Paulinho Botelho, que completam em 2011, dois anos fora do carnaval:

- É um absurdo isso acontecer. Olha o trabalho que esses mestres desempenharam a frente de suas baterias. São muito bons para ficar longe do Carnaval.

O mestre de bateria da Grande Rio falou também sobre as surpresas que levará para a Sapucaí em 2011:

- Hoje sou muito cobrado para inovar. A cada ano tenho que fazer algo diferente. Este ano vou valorizar um instrumento diferente na Avenida, espero agradar o público. Se todas as baterias passarem fazendo a mesma coisa o espectador vai embora na metade do espetáculo. A bateria tem que ousar!

Fonte: Carnavalesco

Nova quadra da Unidos da Tijuca ‘para inglês ver’

Atual campeã do Carnaval, a Unidos da Tijuca inaugura, no sábado, sua quadra reformada, na Zona Portuária. Com rampas de acessibilidade, loja de suvenir e banheiro exclusivo para gays, entre outras novidades, a escola quer diversificar o público frequentador dos ensaios, atraindo turistas e moradores também da Zona Sul.
Com capacidade para 8 mil pessoas, o espaço tem dois palcos, ampla estrutura de camarotes, quiosques com comidas típicas de países como Portugal e Espanha, café e um clube do uísque, que venderá charutos importados. 
Em 10 meses de obras, foi investido cerca de R$ 1 milhão pela escola. Parte da estrutura e da decoração do local foi reaproveitada de antigos carros alegóricos. O terreno da quadra (Av. Franscisco Bicalho 47) foi cedido pela Companhia Docas.

Fonte: Odianafolia

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Porto da Pedra volta ao bairro de origem e passa a ensaiar em novo espaço

Ano novo, casa nova! E para comemorar a chegada de 2011 em grande estilo, o Tigre de São Gonçalo estreia no próximo dia 07, sexta-feira, a volta do sambão da agremiação ao Espaço Cultural Porto da Pedra com uma grandiosa festa. O local, que oferece confortávaies instalações, foi preparado pela direção da escola para que todos os segmentos e convidados sejam valorizados, com àreas exclusivas e reservadas. Segundo o presidente, Francisco Marins, o retorno ao bairro de origem é um resgate da raiz e da essência da agremiação, mas sem esquecer que a escola não pertence apenas a um bairro, pois é de toda São Gonçalo.

Mesmo antes da estreia, o novo espaço já integra a rotina de trabalho de toda a direção da escola. Com o objetivo de tornar o sambão do Tigre um grande evento, a equipe fechou toda a programação de janeiro. Na abertura da casa, além das grandes estrelas que defendem o pavilhão da escola, intérpretes das co-irmãs do Rio de Janeiro darão brilho a festa com sambas que marcaram época no carnaval carioca. O show da noite será do grupo Sambaí. No dia 14/01 será a vez do cantor Dudu Nobre; no dia 21/01 Bangalafumenga e, fechando os eventos de janeiro, no dia 28/01, show com Leandro Sapucay. O Espaço Cultural Porto da Pedra fica na Rua João Silva, 84, bairro do Porto da Pedra, São Gonçalo.

Fonte: Carnavalesco

Mocidade faz ensaio de rua

Na noite de domingo, a Mocidade Independente de Padre Miguel realizou seu primeiro ensaio técnico de 2011, levando centenas de sambistas pelas ruas de Padre Miguel. Rainha de bateria da verde e branco, Andréa de Andrade mostrou intimidade com o samba no pé e com a evolução dos quase 300 ritmistas comandados pelo mestre Beréco. Além de exibir um belo bronzeado, a loura demonstrou grande forma e preparo físico ao longo de uma hora e meia de desfile e mais de um quilômetro percorrido. Apesar da chuva ininterrupta, a rainha e o público não desanimaram e agitaram a comunidade.

Fonte: Carnavalesco

domingo, 2 de janeiro de 2011

Calendário de Ensaios Técnicos - São Paulo

A LIGA divulgou a grade oficial de ensaios técnicos para o Carnaval 2011, no Anhembi, dos Grupos Especial e Acesso. Os ensaios tem início já no dia 8/1/2010 com a campeã do carnaval 2010 - Rosas de Ouro - e estende até uma semana antes dos desfiles, dia 27/02/2011 com encerramento da Tom Maior.




Sábado
8/1/2011
19:00
Rosas de Ouro
1 Geral
Sábado
22/1/2011
20:00
Nenê de V. Matilde
1 Geral
Sábado
22/1/2011
21:00
Camisa Verde
1 Geral
Sábado
29/1/2011
19:00
Morro da C. Verde
1 Geral
Sábado
29/1/2011
20:00
Mocidade Alegre
1 Geral
Sábado
29/1/2011
21:00
Vila Maria
1 Geral
Sábado
29/1/2011
22:00
Unidos do Peruche
1 Geral
Domingo
30/1/2011
20:00
Tucuruvi
1 Geral
Domingo
30/1/2011
21:00
Tom Maior
1 Geral
Segunda
31/01/2011
21:00
Rosas de Ouro
2 Geral
Sábado
5/2/2011
18:00
Uirapuru da Mooca
1 Geral
Sábado
5/2/2011
21:00
X-9
1 Geral
Sábado
5/2/2011
22:00
Nenê de V. Matilde
1 Geral
Sábado
12/2/2011
17:00
Morro da C. Verde
2 Geral
Sábado
12/2/2011
18:00
Águia de Ouro
1 Geral
Sábado
12/2/2011
19:00
Leandro de Itaquera
1 Geral
Sábado
12/2/2011
20:00
Mocidade Alegre
2 Geral
Sábado
12/2/2011
21:00
Vila Maria
1 Geral
Sábado
12/2/2011
22:00
Camisa Verde
1 Geral
Sábado
12/2/2011
23:00
Unidos do Peruche
1 Geral
Domingo
13/2/2011
18:00
Tucuruvi
2 Geral
Domingo
13/2/2011
21:00
Tom Maior
2 Geral
Quinta
17/2/2011
20:00
X-9
2 Geral
Sábado
19/2/2011
17:00
Morro da C. Verde
3 Geral
Sábado
19/2/2011
19:00
Leandro de Itaquera
2 Geral
Sábado
19/2/2011
20:00
Nenê de V. Matilde
3 Geral
Sábado
19/2/2011
21:00
Águia de Ouro
2 Geral
Sábado
19/2/2011
22:00
Imperador do Ipiranga
1 Geral
Sábado
19/2/2011
23:00
Gaviões da Fiel
3 Geral
Sábado
20/2/2011
00:00
Pérola Negra
2 Geral
Domingo
20/2/2011
18:00
Tatuapé
1 Geral
Domingo
20/2/2011
19:00
Tucuruvi
3 Geral
Domingo
20/2/2011
20:00
Império de Casa Verde
3 Geral
Sexta
25/2/2011
21:00
Águia de Ouro
3 Geral
Sábado
26/2/2011
17:00
Leandro de Itaquera
3 Geral
Sábado
26/2/2011
18:00
Rosas de Ouro
3 Geral
Sábado
26/2/2011
19:00
Mocidade Alegre
3 Geral
Sábado
26/2/2011
20:00
Vila Maria
3 Geral
Sábado
26/2/2011
21:00
X-9
3 Geral
Sábado
26/2/2011
23:00
Unidos do Peruche
3 Geral
Sábado
27/2/2011
00:00
Camisa Verde
3 Geral
Domingo
27/2/2011
17:00
Tatuapé
2 Geral
Domingo
27/2/2011
20:00
Tom Maior
3 Gera

Carnaval já toma conta da Sapucaí

O clima é de festa e, depois de um Réveillon superanimado, o Rio já respira Carnaval. Na Marquês de Sapucaí, os ensaios técnicos das escolas de samba começam no próximo domingo.

Confira a programação:

JANEIRO

09/01 (Domingo) - 19h - Acadêmicos da Rocinha, 20h - São Clemente, 21h - Acadêmicos do Salgueiro
15/01 (Sábado) - 19h - Alegria da Zona Sul, 20h - Viradouro, 21h - Imperatriz Leopoldinense
16/01 (Domingo) - 19h - Unidos do Cubango, 20h - Mocidade, 21h - Unidos da Tijuca
22/01 (Sábado) - 20h - Caprichosos de Pilares, 21h - União da Ilha
23/01 (Domingo) - 19h - Renascer de Jacarepaguá, 20h - Grande Rio, 21h - Mangueira
29/01 (Sábado) - 20h - Porto da Pedra, 21h - Portela
30/01 (Domingo) - 19h - Santa Cruz, 20h - Beija-Flor, 21h - Vila Isabel.

FEVEREIRO

06/02 (Domingo) - 19h - Império Serrano, 20h - Império da Tijuca, 21h - Acadêmicos do Salgueiro
12/02 (Sábado) - 20h - São Clemente, 21h - União da Ilha
13/02 (Domingo) - 19h - Estácio de Sá, 20h - Mocidade, 21h - Mangueira
19/02 (Sábado) - 20h - Porto da Pedra, 21h - Portela
20/02 (Domingo) - 19h - Inocentes de Belford Roxo, 20h - Vila Isabel, 21h - Grande Rio
26/02 (Sábado) - 20h - Imperatriz Leopoldinense, 21h - Beija-Flor
27/02 (Domingo) - 19h - Serão realizados testes de som e iluminação e a Unidos da Tijuca faz o último ensaio.


Fonte: odianafolia 

Afoxé na bateria da Portela

Algumas novidades estão sendo preparadas e ensaiadas na bateria da Portela. A primeira delas é a paradinha em ritmo de afoxé no trecho ‘Oi, leva mar, oi, leva/ Leva a jangada numa nova direção’. Durante a bossa, o diretor de bateria Mestre Nilo Sérgio pretende apresentar uma coreografia, em alusão ao balanço das ondas do mar, já que o enredo é "Rio, Azul da Cor do Mar".
Outra paradinha será executada na ‘cabeça’ do samba, como é dito popularmente no mundo do carnaval o início do samba, também com direito a paradinha. Antes do desfile oficial, o grande público conhecerá as bossas durante os ensaios de quadra, em Madureira, e nos ensaios técnicos da azul-e-branca no Sambódromo.

Fonte: Carnavalesco

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - São Clemente

O enredo da campeã do Acesso A em 2010 será "O meu, o seu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza". Um enredo bem recorrente, o que dificulta a abordagem de uma forma completamente original.

SÃO CLEMENTE - 2011

Compositores: Ricardo Góes, Ronaldo Soares, FM, Grey, Serginho Machado, Flavinho Segal, Helinho 107, Cláudio Filé, Armandinho do Cavaco, Nelson Amatuzzi, Fabio Portugal, Rodrigo Maia, J.J. Santos e Xandão


E Deus fez a maravilha
Mistérios brotam deste chão
Que a natureza esculpiu
Divina emoção
O Rio nasceu no sol da canção
Terra cobiçada, iluminada
Gente feliz
Menina dos olhos
Do Pai criador
Que o padroeiro abençoou

Nas suas águas me banhar
Da fonte vou beber
E nesse Império Tropical, amanhecer

Passo a passo... Civilização
O modernismo surgiu
Entre riscos e traços se rebatizou
Cidade Maravilhosa
"Minha alma canta" de tanta emoção
A bossa embala o "tom" da canção
Preservar
É o caminho, vamos respeitar
Ter consciência é saber cuidar
Do patrimônio mundial
Rio, seu pôr-do-sol é um poema
Braços abertos entra em cena
Nesse carnaval

Sou carioca e São Clemente
Irreverente, minha paixão
Meu Rio sua beleza inspira o mar azul
Canta Zona Sul

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - Imperatriz

Segunda escola a desfilar no domingo, a Imperatriz precisará da força da comunidade para trazer o título, que não vem desde 2001, para Ramos. enredo “A Imperatriz adverte: Sambar faz bem a saúde” pode não ser dos mais fáceis, mas com o samba escolhido e com força de vontade a Impertariz poderá voltar a brilhar em 2011. Chegou a hora de mostrar o DNA verde-e-branco para todos!

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE - 2011

Compositores: Flavinho, Me leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond


Um ritual de magia
Oh, Mãe África
Do teu ventre nascia o poder de curar
Vieram as antigas civilizações
A cura pela fé das orações
Mistérios da vida, o homem a desvendar
A mão da ciência ensina
O mundo não pode parar

Uma viagem no tempo a me levar
O valor do pensamento a me guiar
O toque do artista no Renascimento
Surge um novo jeito de pensar

Luz... semeando a ciência
A razão na essência, o dever de cuidar
Luz... a medida que avança
Uma nova esperança que nos leva a sonhar
Segredo... a "Chave da Vida"
Perfeição esculpida iludindo o olhar
Onde a medicina vai chegar?
No carnaval, uma injeção de alegria
Dividida em doses de amor
É a minha escola a me chamar, doutor
Posso ouvir o som da bateria
O remédio pra curar a minha dor

Eu quero é sambar
A cura do corpo e da alma no samba está
Sou Imperatriz, sou raiz e não posso negar
Se alguém me decifrar
É verde e branco meu DNA

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - Mocidade

O enredo da agremiação é um pouco confuso, pois mistura agricultura com carnaval e outras celebrações, inclusive religiosas. A Mocidade será a terceira escola a desfilar no domingo, tentando continuar com o bom trabalho feito no último carnaval e almejando uma volta ao desfile das campeãs, do qual não participa desde 2003.

MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL - 2011

Compositores: J. Giovanni, Zé Glória e Hugo Reis


Uma luz no céu brilhou, liberdade
Meu coração venceu o medo
O que era gelo se tornou felicidade
É fartura se espalhando pelo chão
A natureza tem mistérios e magias
Rituais, feitiçarias, deuses a me abençoar
Guiado pela luz da Estrela Guia
Eu vou por onde a semente me levar

O que eu plantei, o mundo colheu
Um milagre aconteceu
A vida celebrou um ideal
E a esperança se transforma em festival

Festa de Ísis, do boi e do vinho
Até em Roma a semente foi brotar
Mudaram meu papel, Padre Miguel
Hoje ninguém vai me censurar
No baile da máscara negra
Até a nobreza teve que engolir
Meu Brasil, de norte a sul sou manifestação
Aonde vou arrasto a multidão
De cada cem só não vem um
Vou voltar um dia ao espaço sideral
E reviver o meu Ziriguidum em alto astral

Tá todo mundo aí? Levante a mão
Quem é filho desse chão
Chegou a Mocidade fazendo a alegria do povo
Meu coração vai disparar de novo

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - Tijuca

A Tijuca será a quarta escola a desfilar do domingo. Seu enredo é "Esta noite levarei sua alma" sobre o cinema, focando nos filmes de terror. Prato cheio para Paulo Barros e todas as suas invenções.

UNIDOS DA TIJUCA - 2011

Compositores: Júlio Alves e Totonho


Tá com medo de quê?
O filme já vai começar
Você foi convidado
Caronte no barco não pode esperar
Apague a luz, a guerra começou
Sob o capuz, delira o diretor
No filme que passa, piada em cartaz
Pavor me abraça, isso não se faz
No espaço se vai, é a força que vem
Meu medo não teme ninguém

É o boom! Quem não viu? A casa caiu
Com a bomba na mão o vilão explodiu
O plano de fuga é jogo de cena
"Um Deus nos acuda" agita o cinema

Ele volta, revolta, mistério no ar
Dos milharais uma estranha visão
Mais uma vez olha a encenação
Morrer de amar faz o povo gargalhar
"Pare! Eu pego vocês", grita o mau condutor
Mas deu tudo errado, não há outro lado
Esse povo me enganou
Eu sou brasileiro, amor tijucano
Roteiro sem ponto final
Coitado, o barqueiro entrou pelo cano
E brinca no meu carnaval

Eu sou Tijuca, estou em cartaz
Sucesso na tela meu povo é quem faz
Sou do Borel, da gente guerreira
A pura cadência levanta poeira

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - Vila Isabel

A Vila Isabel irá desfilar na mesma posição do último carnaval, porém em outro dia. Será a quinta escola de domingo. O enredo falará sobre os mitos e lendas que envolvem os cabelos. Uma ideia criativa, que proporcionou uma sinopse interessante. A Vila sempre é uma das escolas mais aguardadas e uma das favoritas ao título e em 2011 não deve ser diferente.

UNIDOS DE VILA ISABEL - 2011

Compositores: Andre Diniz, Leonel, Prof. Wladimir, Arthur das Ferragens e Pinguim


Respeite a coroa em meu pavilhão
A desfilar na avenida
Carrega os fios de Isabel, da liberdade
É minha vida, é a Vila
O brilho, a raiz, a sedução
O universo em sua formação
Nas longas madeixas de Shiva
Dos ritos aos astros
Os mitos que enlaçam
Antigas tradições
Festejando novas gerações

Sansão, forte, se apaixonou
O corte enfim revelou Dalila
Trança a paixão o nobre fiel
Às lágrimas viu Rapunzel mais linda

A força e o amor cobriram o corpo
Vencendo as rédeas da exploração
Perucas no Egito, poder divinal
No luxo da França adornam o Rei Sol
Aqui, entrelaçado em ouro
Vi florir a alforria, sonhos colorir
Em tantas formas buscar perfeição
Para os poetas a inspiração, afinal

Charme e tom sensual
Moldaram a beleza do meu carnaval

Modéstia à parte, amigo, sou da Vila
Quem é bamba nem sequer vacila
Envolvido entre cabelos, me sinto arrepiar
Feitiço refletindo no olhar

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - Mangueira

O enredo, "O filho fiel, sempre Mangueira", homenagem a Nelson Cavaquinho, pedia que a obra escolhida fosse uma grande composição. A Mangueira irá encerrar os desfiles da primeira noite do grupo Especial

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA - 2011

Compositores: Aílton, Cesinha Maluco, Alemão Xavier, Te e Baiano



Quis o Criador me abençoar
Fazer de mim um menestrel
Traço o meu passo no compasso
Do surdo de primeira
Sou mangueira!
Trilhei ruas e vielas
Morro de alegria, emoção
Procurando harmonia, encontrei a poesia
E me entreguei à boêmia
No buraco quente, olaria e chalé
Com meus parceiros de fé

Trago violão
No Zicartola, opinião
Se te encantei com meu talentos
Acabei te vendendo uma canção


Passei... "Aquela dor" venceu espinhos
"Amor perfeito" em nosso ninho
Que foi desfeito ao luar
Prazer... "Me chamam" Nelson Cavaquinho
Tatuei em meu caminho
Seletas obras musicais
Sonhei que "Folhas secas" cobriam meu chão
Pra delírio dessa multidão
Impossível não emocionar
Chorei... Ao voltar para minha raiz
Ao teu lado eu sou mais feliz
Pra sempre vou te amar!

Mangueira é nação e comunidade!
"Minha festa", teu samba, ninguém vai calar!
Sou teu filho fiel, Estação Primeira
Por tua bandeira eu hei de lutar!

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - União da Ilha

A União da Ilha será a primeira escola a desfilar na segunda-feira. Por abrir os desfiles, é benéfico para sua apresentação um samba mais animado, como é o caso do escolhido. O enredo da escola, "O Mistério da Vida", falará sobre as descobertas biológicas de Charles Darwin.

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR - 2011

Compositores: Gugu das Candongas, Marquinhos do Banjo, João Paulo, Márcio André Filho, Arlindo Neto e Ito Melodia


Minha alegria vai girar o mundo
Aventureira, vai cruzando o mar
Trazendo Darwin na memória
Mais uma história vou desvendar
Um relicário de beleza natural
É o esplendor do carnaval
Que maravilha, nessa terra vou desembarcar
O show da Ilha vai começar

No fundo do mar eu vi brotar
Se multiplicar a vida
Mistérios vão se revelar
Nas águas que vão me levar a caminhar

A terra abriu um sorriso
E o paraíso vai me ver chegar
Seres estão antenados
Pequenos alados bailando no ar
Lindos animais na passarela
E lá no céu, a mais linda aquarela
Do alto surgiu diferente
Não sei se é bicho, não sei se é gente
Somos frutos do mesmo lugar
A árvore da vida vamos preservar

Hoje eu quero brindar com a Ilha
Nessa avenida dos sonhos brilhar
O meu amanhã, só Deus saberá
A vida vamos celebrar

Sambas do Rio de Janeiro 2011 - Salgueiro

O enredo da escola é "Salgueiro apresenta: o Rio no cinema". Apesar do cinema ser um enredo já visto algumas vezes, a forma como o Salgueiro o apresentará é bastante original e descompromissada. Não contará a história do cinema mas falará sobre grandes produções tendo o Rio de Janeiro como pano de fundo.


ACADÊMICOS DO SALGUEIRO - 2011

Compositores: Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião


Salgueiro
Apresenta o Rio no cinema
Já não há mais lugar pra nos ver na passarela
Cada um é um astro que entra em cena
No maior espetáculo da tela
A Cinelândia reencontrar
A luz se apaga, acende a vida
Projeta sonhos na avenida
A terra em transe mostrou visão singular
E o tesouro de Atlântida
Foi abraçado pelo mar

Onde está? Diz aí
Carlota Joaquina veio descobrir
Na busca o bonde da Lapa, Madame Satã
Pequena notável requebra até de manhã

Em um simples instante
Orfeu vence as dores em som dissonante
E as cordas do seu violão
Silenciam para o amanhecer
Brilha o sol de um dia de verão
Salta aos olhos outra dimensão
Revoada risca o céu e faz
Amigos alados, canto de paz
Maneiro, deu a louca em Copacabana
Vi beijo do Homem na Mulher-Aranha
E o "King-Kong" no relógio da Central
Meu Salgueiro, o "Oscar" sempre é da academia
Põe o "bip-bop" na furiosa bateria
Aqui tudo acaba em carnaval

O cenário é perfeito
De braços abertos sobre a Guanabara
O filme mostrou maravilhosa chanchada
Sob a direção do Redentor